Sobre KURUMA’TÁ

Kuruma’tá é uma espaço de culturas e afetos compartilhados. Ideia de Aderaldo Luciano e Toinho Castro, nascida e alimentada por muita conversa ali no Largo da Carioca, apreciando os passantes e frequentadores da banca do Olivar.

É peixe que nada na prosa e na poesia, nos sons das falas e instrumentos, nas artes e olhares, nas histórias. São muitas vozes e muitos parceiros. Amigos, estranhos solidários, curiosos e aventureiros que passam por aqui, conosco, a cantar.

A gente cultiva a diversidade, a democracia. Somos inclusivos e não aceitamos preconceito, apologia ao autoritarismo, nem racismo e afins. Fora fascistas!

ABRIL DE 2024: Depois de 5 anos publicando on-line, a kuruma’tá agora é um Zine físico, no formato A4, frente e verso, e xerocado! EM BREVE MAIS DETALHES!


“Curimbatá”, “curibatá”, “curimatá”, “curimatã”, “curimataú”, “curimba”, “curumbatá”, “grumatá” e “grumatã” vêm do tupi kuruma’tá. “Papa-terra” é uma referência ao seu hábito de remexer a terra no fundo das lagoas que habita. (Fonte Wikipédia)


Os textos dos colaboradores não representam, necessariamente, a opinião da revista.

EDITOR

Toinho Castro
Nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, cresceu no Recife e migrou para o Rio de Janeiro aos 30 anos. Tudo em meio à uma família de poetas, músicos artistas. Além da poesia, trabalha com design gráfico, fotografia, vídeo e outras mídias; faz filmes (Viagem a Marte, Avenida Um, Vai, foguete! e outros) e espalha versos por aí. Organizou e participou da coletânea de poemas Lendário Livro, com Aderaldo Luciano, Braulio Tavares, Nonato Gurgel, Numa Ciro e Otto. Toinho também escreve no site da livraria Blooks e em 2019 começou a colaborar com a Revista Pessoa. Em 2020 lançou o livro Imbiribeira e a partir de 2022, começou a produzir o programa Rádio Plutão, para a Rádio Graviola.