Independência Poética: Gustavo Anjos

Gustavo Anjos é poeta, contista, autor do livro: “ Mergulhando nos poemas” . Baiano de Ibitira, atualmente reside em Caetité – Ba, graduando em Letras Língua Portuguesa e Literatura (UNEB), e é idealizador de algumas antologias. “ Sou feito de marcas, cicatrizes, desejos e pecados. Escrevo porque vivo, e a poesia vive em mim”.

Independência Poética é uma série de entrevistas realizadas por LORENA LACERDA

Poeta de hoje: Gustavo Anjos

Gustavo Anjos é poeta, contista, autor do livro: “ Mergulhando nos poemas” . Baiano de Ibitira-Ba, atualmente reside em Caetité-Ba, graduando em Letras Língua Portuguesa e Literatura (UNEB), e é idealizador de algumas antologias. “ Sou feito de marcas, cicatrizes, desejos e pecados. Escrevo porque vivo, e a poesia vive em mim”.

O que te inspirou a começar a escrever?

Costumo dizer que a vida tem me espancando incansavelmente, e quem apanha sente dor, porém, nem todos querem nos ouvir, apenas julgar. Com este pensamento resolvi no entanto desabafar em folhas de papel. Como eu cito em um dos meus poemas: “uma folha de papel sempre será uma amiga fiel. Acho que a vida é isso, ela nos dão as pedras , e fica ao nosso critério se vamos ficar nos lamentando por encontra-las nosso caminho ou se vamos pega-las para construir algo produtivo. Confesso-lhes que estou cansado de ser espancado pela vida, mas mesmo assim sigo com uma vontade imensa de viver cada dia, cada momento nesta terra, e cumprindo minha missão que é escrever e tocar corações. Sinto-me agraciado em tocar almas através da literatura.

O que você faz quando percebe que está com bloqueio para novas poesias?

Penso que a poesia é como uma chuva, sem previsão. Ela surge do nada ou até mesmo naqueles momentos de dores. Algumas vezes as palavras tentam fugir, apenas tentam, porque quando vejo que elas estão tentando fugir pego livros de autores que me inspiram , como: Luana Andrade, Clarice Lispector, Pablo Neruda, Machado de Assis , entre tantos outros. Também gosto de ver a natureza quando as palavras me fogem a mente, pois a natureza é pura poesia , e se, apreciada com um olhar de delicadeza verás que os versos mais bonitos estão nelas.

Seu maior sonho como escritor(a)?

Meu maior sonho é que a poesia um dia seja mais valorizada, que todos os poetas sejam mais reconhecidos. Na sociedade moderna percebe-se que as pessoas não procuram escritores locais, mas sim famosos. Outro sonho que carrego comigo é de trabalhar em uma editora, e também espalhar meus escritos e dos escritores locais. Continuo sonhando…também pretendo abrir um blog onde visa valorizar a escrita LGBTQIAP+.

Assunto preferido de escrever?

Sou apaixonado por escrever sobre sentimentos, dor, amor, morte, ansiedade, depressão, racismo, homofobia, machismo, etc. Quando estou muito triste pego uma folha de papel e começo a escrever. Tem uma frase de minha autoria que sou encantado: “ quando a vida parece não ser bela visto-me de poesia.

Um elogio para sua própria escrita?

Vejo minha escrita como uma forma de inspiração , já que sou o segundo escritor Ibitirense a publicar um livro. E após lançarem meus escritos algumas pessoas passaram a me ver como uma forma de incentivo para continuar trilhando o caminho da arte. Acho que minhas poesias me revela por inteiro, revela quem de fato é GUSTAVO ANJOS. Mas afinal, quem é GUSTAVO ANJOS? Sou marcas, dores, resistência, sou desejo, sou pecado, sou anjo e também posso ser diabo. Sou tudo que existe neste universo imenso, não me classifique em nada, apenas sou.

Já publicou algum livro? Quais? Caso não, tem planos?

Sim! Publiquei meu livro: “ MERGULHANDO NOS POEMAS” , em( 2021). Tenho o desejo de participar de mais coletâneas e ocupar o meu devido espaço no mundo literário. Quero que um dia todos saibam quem é GUSTAVO ANJOS.

Quais inspirações do cotidiano despertam sua escrita?

Tudo que há no mundo me inspira. O amanhecer, o entardecer. Essa confusão mental que carrego comigo me faz ser e virar poesia. Sou extremamente apaixonado pelo universo, apesar dos dias nublados eu amo a vida, eu viver, ver.

Qual dos seus poemas mais te define?

SE TU QUERES

Se tu queres fogo
Eu sou incêndio
Se estais com fome
Eu sou a comida
Se estais com sede
Eu sou a água
Se tu queres salvação
Prazer, sou o pecado.

— Gustavo Anjos

Qual a parte mais fácil e mais difícil da escrita para você?

Creio que a parte mais difícil e enfrentar o mercado, pois as pessoas dizem que apoiam, aplaudem, mas quando lançamos um livro muitos arrumam desculpas para não comprar os exemplares de autores iniciantes. A parte mais fácil é mandar a tristeza ir embora quando escrevo.

Qual sua obra favorita de outro autor(a)?

1+1: a matemática do amor. Um livro que me fez transbordar de emoção. E POESIA QUE TRANFORMA – Bráulio Bessa.

 


Um livro de Gustavo Anjos

Nome da obra?

Mergulhando nos poemas

Quando e em qual editora foi publicada?

“ MERGULHANDO NOS POEMAS “ foi publicado de forma independente pela gráfica Print livros, em Agosto de 2021.

Existe um tema central nos seus poemas/poesias? Qual?

“ MERGULHANDO NOS POEMAS” reuni vários temas. Entre eles estão: gordofobia,machismo, racismo, drogas, dor, amor , violência sexual. Partindo da vontade de me libertar resolvi abordar os traumas que passei na minha infância e na adolescência.

As poesias são divididas em fases nessa obra? Se sim, o que te motivou a fazer isso?

Não.

O que te incentivou a escrever esse livro?

A pandemia foi um dos motivos que me fez adentrar neste universo imaginário , levando-me a gritar minha dor pro mundo. Um grande desejo de me libertar e inspirar pessoas.

É possível destacar uma poesia que mais se assemelha a seu cotidiano?

Sim, essa descreve tudo que vivi e vivo.

E se um dia a violência acabar…

E se um dia eu for espancado por ter expressado minha forma de amar
E se um dia eu for assassinado
Por ter um jeitinho afeminado
E se um dia a violência acabar
E se um dia a paz vim a reinar
Tenho fé que um dia iremos beijar
Sem o medo de alguém nos matar
Eu só quero libertar minha dor
E poder demonstrar meu amor

Todo o meu amor,
Todo o meu amor…

Eu só quero libertar minha dor
E poder demonstrar meu amor

Todo o meu amor.
Todo o meu amor…

Texto do livro: MERGULHANDO NOS POEMAS/ GUSTAVO ANJOS

A sequência dos poemas conta alguma história?

Cada verso, cada folha traz em si uma mensagem, um pedido de socorro, um sentimento. Usei essa ordem para que cada leitor sentisse a emoção que ele realmente passa.

Existe algum posicionamento político ou cultural na obra?

No meu poema: “O TERROR “ trago o descaso e a revolta pelos trágicos que foi proporcionado pelo governo anterior.

Qual a relevância dos personagens implícitos/explícitos da obra?

Eu escrevo sobre tudo que me toca. Os meus personagens são os meus vários EUS, pessoas como eu, minha família, meus amigos.

Qual a poesia mais marcante desse livro?

Um dos poemas que mais me marcou foi “ ANSIEDADE” que aborda o período conturbado que vivi.

ANSIEDADE

A ansiedade tenta me sufocar,
Uma dor no peito começa a apertar,
Ás vezes penso que vou morrer,
Mas é só ela tentando me atacar,
E a minha língua começa a enrolar,
As minhas pernas começam a travar,
O meu coração a disparar,
Um misto de sentimentos começa a surgir em meus pensamentos.
Ás vezes paro e fico a pensar,
Até quando essa dor vai durar.
Será que um dia vou me libertar?
Ou será que ela vai continuar a me maltratar?
Quem sabe, talvez um dia deixarei de sentir essa agonia.

Texto do livro: MERGULHANDO NOS POEMAS / GUSTAVO ANJOS