No Tabuleiro do Brasil, com Geraldo do Norte

Texto de Toinho Castro

Pandemia e quarentena, asteroides passando de raspão, discos voadores revelados pelo Pentágono… o mundo anda em polvorosa, mas em meio a toda essa confusão em que nos metemos, ou nos meteram, a gente tem que resgatar boas notícias antes que o sol se ponha, antes do final de cada dia. E nessa busca por acender lâmpadas em meio a escuridão, trazemos essa notícia que clareia tudo, porque tem a ver com cultura, com música, com o resgate do que há de bom nesse Brasil. Estou falando da volta do programa de rádio No Tabuleiro do Brasil, com apresentação desse mestre que é o querido Geraldo do Norte.

Tive a alegria de conhecer Geraldo pessoalmente por obra e graça do poeta Aderaldo Luciano, que o convocou para os encontros da ACACANCACA (Academia Carioca do Acadêmicos e Não-acadêmicos da Carioca), ali nas mesas Galeteria Cruzeiro, saída Rio Branco do metrô da Carioca. Entre muita conversa boa, poesias e viagens pelo cancioneiro brasileiro, Geraldo descortinou seu conhecimento musical desse país enorme e diverso. Um conhecimento não enciclopédico, mas afetivo. Cada encontro com Geraldo é uma aula, das boas! Daí ser um mestre.

Geraldo e sua Parelhas ao fundo, no Seridó, Rio Grande do Norte – Arquivo Pesoal

Geraldo comandava nas madrugadas das sextas e sábados, na Rádio Nacional e em seguida na EBC, essa riqueza que era No Tabuleiro do Brasil, um programa de 3 horas de duração que resgatava e dava luz a uma produção que, fora dali, não tem vez nos veículos de comunicação. Escutar o programa era viajar no tempo e no espaço, sentir o sabor tradicional da rádio brasileira, conhecer nomes, estilos e talentos. Um tapa na cara de quem diz que a música do Brasil acabou. Está vivíssima e Geraldo do Norte, nosso amigo Geraldo Ferreira, é um de seus principais divulgadores.

Na onda do desmonte que assola o país o programa de Geraldo foi vitimado, num dano sem tamanho à nossa cultura. Tirar a voz de Geraldo das ondas da rádio, das nossas madrugadas, foi mais um golpe dentre golpes que esse Brasil vem sofrendo. Estávamos nós sentindo uma falta danada do boa noite de Geraldo e da narrativa saborosa que alinhava o programa.

Mas eis que, Geraldo telefona na semana passada para me dar a grande notícia, das melhores desse período esquisito de pandemia e desmando, de que No Tabuleiro do Brasil está de volta! Dessa vez às 6 da manhã dos domingos, na rádio web Viva o Samba, que tem uma programação de 20 horas dedicada ao samba e ao choro. A estreia já é nesse próximo domingo, dia 3 de maio. Se você for esperto e ama música brasileira como anda dizendo por aí que ama, vai acordar cedo e sintonizar No Tabuleiro do Brasil. Bate até uma emoção.

Nesses tempos de Covid-19, essa doença com nome de congresso de produtores de vídeo, a gente sente falta de sentar às mesas da Galeteria Cruzeiro para trocar palavras, rimas e ideias com Geraldo, um poeta de mão cheia e coração aberto, com seus versos que falam de sua gente, de sua distante Parelhas, no Rio Grande do Norte, dos sertões e das cidades e dos aprendizados que a gente tira desses dias que vivemos.

Aderaldo Luciano e Geraldo do Norte na casa do artista plástico Ciro Fernandes

Então, está anotado na agenda?
No Tabuleiro do Brasil, com Geraldo do Norte
na rádio Viva o Samba
A partir do próximo domingo, dia 3 de maio
às 6 da manhã!

Eu estarei escutando atentamente e muito feliz. Espero que você também!