Uma viagem musical

Texto de Toinho Castro


Há 16 anos que Marcia Feitosa, pesquisadora, professora, musicista, cantora… Eita, que é muita coisa boa pra uma pessoa só fazer!! Pois são 16 anos, com todos esses fazeres e talentos, tocando o projeto Musicandarte, iniciativa pensada, e posta em prática, para levar à criançada a memória viva da nossa música brasileira. Vivíssima, porque a gente não pode imaginar essa turma crescendo sem saber quem foi Chiquinha Gonzaga, Cartola, Tia Ciata e tanta gente linda que contribuiu para essa história, que é nossa história como povo.

Como legado desse trabalho, a Marcia nos apresenta agora o primeiro volume de uma séria de livros que aborda com leveza e conhecimento, momentos-chave dessa história. As viagens de Zequinha no terreno dos Chorões (Editora Inverso), com ilustrações de Lhaiza Morena, nos carrega até o Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX, pra gente assistir de camarote a ebulição artística daquele período que nos deu um dos gêneros musicais mais cativantes que a gente conhece, o Choro!

É virando uma esquina que Zequinha, a caminho do campinho pra pelada, adentra magicamente nesse universo em que vamos… Gente, não quero dar spoiler! O livro abre pra gente, crianças e também adultos, o mundo dos Chorões, das rodas de choro, das casas acolhedoras de bairro, de tanta coisa formadora da nossa cultura. É um livro cheio de delicadezas, capaz de tocar qualquer um que se interesse por música, por cultura, e também capaz de despertar esse interesse. E isso é que é importante e o centro da ideia do Musicandarte e do trabalho da Marcia Feitosa. Zequinha viaja no tempo e a gente viaja com ele ao encontro de personagens inestimáveis, cativantes, que nos legaram uma importante herança cultural.

Para adquirir o livro online, visite o site da Casa – Projetos Literários


E agora deixamos você com uma super bate-papo que tivemos com Marcia Feitosa e o violonista Carlos Mas, em que conversamos sobre o livro e o projeto Musicandarte!