Andar com Gil, disco de Delia Fischer e Ricardo Bacelar

Texto de Toinho Castro

Hoje pela manhã, na nossa casinha em Vila Isabel, botei pra tocar a Delia Fischer, artista que admiro e acompanho o trabalho. Aí pus-me a pensar na riqueza do piano brasileiro, né?! São tantos nomes. Guimar Novaes, Luiz Eça, Arthur Moreira Lima, Nelson Freire, Chiquinha Gonzaga, Egberto Gismonti… e nessa longa e múltipla linhagem da beleza, está a Delia e seu piano. Que coisa boa.

E o disco em questão nessa manhã, aqui na vitrola digital, em Vila Isabel, chama-se Andar com Gil, álbum dedicado ao caminho espiritual na obra de Gilberto Gil, criado em parceria afinadíssima com Ricardo Bacelar. Ouvir o piano e voz de Delia e Bacelar, discorrendo sobre a leveza que Gil nos oferece, é adentrar um cenário de reflexão, de paz, de caminho aberto pra andar com fé. Sensação amplificada em contraste estimulante frente aos tempos conflituosos que temos vivido. É um disco esperançoso, que nos acorda para o fato de que o mundo não é “só isso que está aí”. Gil aponta para além nesse grupo iluminado de canções. Se oriente, rapaz!

Com vozes e piano gravados ao vivo, em estúdio, a harmonia de Delia e Bacelar é o fio condutor do disco. É o encontro de uma amizade, dois viajantes musicais, carregados de delicadeza e olhar minucioso sobre esse território comum a todos nós que é a obra de Gilberto Gil. Todo trabalho dessa natureza é, necessariamente, uma leitura crítica. No caso de Andar com Gil, é uma afirmação da contemporaneidade absoluta de Gil e sua espiritualidade., de como o seu espectro musical é abrangente, mesmo quando trata de um mesmo tema.

O disco é um presente da Delia e do Ricardo. Um presente generoso, de dois artistas completos, com trabalhos sólidos. Que tenham selecionado essas canções, se debruçado sobre cada uma delas com tanto gosto, com tamanho respeito e de maneira tão orgânica, é motivo de sobra pra que a gente dê play em looping em Andar com Gil. Cada audição revelará algo novo, de Gil, de Delia ou Ricardo, e de nós mesmos. Essa é a força desse trabalho, esse convergir para os aprendizados da alma.

A participação de Gil em prece, com o cello desse gigante que é o Jaques Morelenbaum, é simplesmente comovente. É como um farol que guia, que ilumina e que também se deixa estar à beira mar, sereno, terno e necessário. Lembrando a gente que o melhor lugar do mundo é aqui e agora.

Andar com Gil está disponível nas plataformas de streaming

1 – Oriente (Gilberto Gil)
2 – Se eu quiser falar com Deus (Gilberto Gil)
3 – Andar com fé (Gilberto Gil)
4 – Cada tempo em seu lugar (Gilberto Gil)
5 – São João Xangô Menino (Gilberto Gil/Caetano Veloso)
6 – Prece (Gilberto Gil)
com participações especiais de Gilberto Gil e Jaques Morelenbaum
7 – Palco (Gilberto Gil)
8 – Aqui e agora (Gilberto Gil)
9 – A Paz (João Donato e Gilberto Gil)