Gente, vocês certamente devem lembrar do livro As viagens de Zequinha no terreno dos Chorões, escrito por Marcia Feitosa e ilustrado por Lhaiza Morena. Comentamos sobre ele aqui na Kuruma’tá, nesse texto! O livro é parte de um projeto muito maior e muito bonito, que a Marcia vem realizando há 17 anos, com muita fé na cultura e na música brasileira. É o Musicandarte, projeto que pesquisa e resgata mais de 150 anos de história da MPB, suas origem, seus ícones e canções emblemáticas. Um rico panorama cultural para as gerações mais novas
E agora a boa notícia! O Musicandarte conseguiu patrocínio da Lei Aldir Blanc para realizar um circuito de lives, com Concerto/Aulas sobre MPB, que acontecerão em 7 semanas seguidas, de 13 de fevereiro à 27 de março, sempre aos sábados, as 16h, transmitidas simultaneamente pelo Instagram
@musicandarteoficial e Facebook.
A cada live um gênero musical representativo da MPB será abordado tanto de forma musical quanto didática. O Musicandarte falará sobre os pontos mais importantes daquele gênero e de seus compositores, permeando com canções que marcaram a época.
Ao final, haverá um momento de interação maior com o público, para debate, discussão e perguntas sobre o tema.
A primeira live será “Origens do Choro”, seguida por “Raízes do Samba”, “Era do Rádio “, “Bossa Nova “, “Festivais da Canção”, “Jovem Guarda” e ” Som do Nordeste”.
A Revista Kuruma’tá mais que apoia a iniciativa do Musicandarte e vai acompanhar de perto essas lives! Venha junto com a gente e vamos aprender mais sobre a música brasileira e ajudar a preservar esse legado imenso. E parabéns ao Musicandarte pela conquista vibrante, num período tão difícil para a arte e cultura! Estamos juntos!