Skip to content

contra o desencanto

  • Sobre KURUMA’TÁ
  • REDE AFETIVA DE CULTURAS
    • Aguaceiro
    • revista cassandra
    • Fazia Poesia
    • Macabéa Edições
    • Na ponta da Agulha
    • NC Curadorias
    • Editora Patuá
    • Revista Sucuru
    • Taioba Publicações
    • Revista Tamarina
    • Toma Aí Um Poema
    • Revista Toró

contra o desencanto

As Bobagens Imperdíveis de Aline Valek

Revista Kuruma'tá, 14 de novembro de 201914 de novembro de 2019

Dica de Toinho Castro


Não, o cenário não é desértico. É preciso procurar, ter curiosidade e parar de dizer que o mundo acabou, que a arte acabou, que o diálogo acabou. Trabalho de formiguinha, olhos e ouvidos abertos ao novo, que tá surgindo o tempo todo. Aí, quando a gente descobre uma voz, um olhar, certo gesto, que nos encanta, comove ou nos tira do sério, a gente precisa ter essa generosidade de compartilhar, de jogar uma luz boa em cima. Iluminar mesmo e trazer mais gente pra junto.

Há tempos que me encantei com a escritora e ilustradora Aline Valek. Esse encantamento nasceu com um livro que ela escreveu e que descobri ao acaso das marés. Dei com esse título enquanto vasculhava a web em busca de novas leituras: As águas-vivas não sabem de si. Que bonito, né? Havia ali um chamamento… que sabia eu de mim? Prendi a respiração e mergulhei na história de Corina, mergulhadora profissional que participa do projeto de um laboratório submarino, nas profundidades de um mundo silencioso e escuro. Escrevi sobre o livro, aqui mesmo, na Kuruma’tá, tempos atrás: Nossa noção de tempo, espaço e do que é vida, do que é estar vivo, são desafiadas numa narrativa fluida e bem construída. Ir fundo para Corina não é simplesmente uma profissão mas uma maneira de enfrentar a si mesma, suas limitações e ansiedades. E Corina se move ainda atrelada a uma trama sobre a busca da vida, da inteligência… na verdade de uma outra inteligência na vertigem dos abismos marinhos. Haverá caminho? Haverá volta? Ficou com curiosidade? Essa é a ideia! Não perca tempo e mergulhe também nesse livro lindo.

Mas o que eu quero mesmo falar sobre outra descoberta os fazeres da Aline Valek: O Podcast Bobagens Imperdíveis, que ela está produzindo e apresentando, desde maio desse ano. Os episódios, que vão ao ar a cada 15 dias, são histórias curtas sobre assuntos interessantes, como diz a própria Aline. Trata-se de explorar o mundo; falar de ciência, arte, comunicação; conversar com pessoas inspiradoras; mergulhar no ser humano. Que convite fantástico! Eu aceito e convido você também.

O podcast conta, até agora, com 16 episódios, que versam sobre os mais diversos temas, como música, literatura, fotografia, culinária… com convidados que alimentam conversas muito boas, com uma leveza instigante e inteligência. Pô, é dar play e não desgrudar. E se encantar.

Fica aqui essa dica Kuruma’tá, fazendo conexão, via Aline Valek, comm muitos assuntos, muitos temos que nos enriquecem e fazem a gente pensar, coisa cada vez mais necessária nos dias atuais. Uma dica que nos diz que temos gente boa, temos boas vozes e espaço iluminados pela vontade de fazer, de reunir e de espalhar o que tem de melhor na nossa cultura, das nossas narrativas e encontros.

PS. Para a minha surpresa um dos episódios, Bobagens Imperdíveis #12: De Palmas para a Rússia, tem a participação de uma amigo muito querido, o caríssismo Chrysippo Aguiar, falando sobre sua experiência de estudar medicina na Rússia!


A Aline ValekArteBobagens ImperdíveisLeituraLiteraturaMúsicaPodcast

Navegação de Post

Previous post
Next post

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Kuruma'tá é uma publicação da Místico Solimões
e da Rede Afetiva de Culturas

©2025 | WordPress Theme by SuperbThemes