70 anos de Guinga com as vozes femininas!

Texto KURUMA’TÁ


Outro dia a gente estava comemorando aqui na Kuruma’tá os 70 anos de Braulio Tavares, e agora a gente para tudo pra comemorar os 70 anos do grande Guinga! Seu aniversário foi em junho, mas agora a gente tem a deixa do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, aqui do Rio de Janeiro, para celebrar! Trata-se da retomada da série de espetáculos, interrompidos pelo início da quarentena, GUINGA E AS VOZES FEMININAS, que retorna agora em versão online, pois depois de sete meses ainda estamos enrolados com a pandemia. A idealização e direção é da artista visual e cineasta Fernanda Vogas, e cada live será transmitida ao vivo, direto do CCBB do Rio de Janeiro, pelo canal do YouTube do Banco do Brasil, com acesso gratuito!

GUINGA E AS VOZES FEMININAS acontece entre 8 de outubro a 12 de novembro e tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Foto de Renato Mangolin

Na agenda das lives, a lista luminosa de convidadas, e também convidados muito especiais para acompanhar o mestre e dessas divas Confira:

No dia 15 de outubro, Guinga vai receber a cantora lírica paranaense Cíntia Graton e Marcus Tardelli, ex-violão requinto do Quarteto Maogani. No dia 22, Simone Guimarães, paulista radicada em Brasília, vai cantar com ele e o violonista Jean Charnaux. No dia 25, será a vez da carioca Anna Paes, também cantora, mais o clarone de Pedro Paes.

No dia 29 de outubro, Guinga e Charnaux acompanharão a jovem Bruna Moraes, de São Paulo. No dia 1 de novembro, a mineira Ana Carolina empresta a sua voz grave ao repertório luxuoso de Guinga, com o reforço de Jean Charnaux. Já no dia 5 de novembro, a potência vocal da carioca Ilessi se somará às cordas de Guinga e Charnaux. No dia 8 de novembro, Luísa Lacerda, ótima violonista do Rio de Janeiro, vai cantar e tocar com Guinga e o sax soprano de Zé Nogueira.

Por fim, teremos ainda três palestras com a violonista e cantora Anna Paes, professora da Escola Portátil de Música: nos dias 24 (“Guinga e Paulo César Pinheiro”) e 31 de outubro (“Guinga, memória, história e identidade”) e 7 de novembro (“Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir”). 

Gente, ter uma artista dessa dimensão, aqui entre nós, produzindo, iluminando o palco e a cultura brasileira, é de um privilégio enorme. São mais de 50 aos dedicados à música, quase 20 discos e uma constelação de composições e parcerias. Se alguém chegar junto de você e disser que não conhece Guinga, diga que a pessoa está enganada, que conhece sim e que se nasceu nos últimos 50 anos, traz a música dele entranhada no DNA; porque não dá pra contornar esse monumento. Ele tá inserido na tradição e na inovação, e sua obra é reveladora do Brasil que a gente gosta, que a gente sente falta quando tudo parece perdido. São tempos de escutar Guinga e se conectar com essas raízes, do violão brasileiro, de Villa-Lobos, Pixinguinha, Jacob do Bandolim. Bote Guinga pra tocar, se programe direitinho e assista à essas lives pelo que elas carregam de talento e compromisso com a cultura, bem como pelo que tem de histórico nesses encontros! Vai ser bom demais.

AGENDA DE LIVES

Dia 8 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli
(Já aconteceu. Assista aqui!)

Dia 15 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Cíntia Graton e Marcus Tardelli

Dia 22 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Simone Guimarães e Jean Charnaux

Dia 25 de outubro (domingo), às 20h
Guinga recebe Anna Paes e Pedro Paes

Dia 29 de outubro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Bruna Moraes e Jean Charnaux

Dia 1 de novembro (domingo), às 20h
Guinga recebe Ana Carolina e Jean Charnaux

Dia 5 de novembro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Ilessi e Jean Charnaux

Dia 8 de novembro (domingo), às 20h
Guinga recebe Luísa Lacerda e Zé Nogueira

Dia 12 de novembro (quinta-feira), às 20h
Guinga recebe Leila Pinheiro e Marcus Tardelli

CICLO DE PALESTRAS – POR ANNA PAES

Aos sábados, às 20h

Dia 24 de outubro :: Guinga e Paulo César Pinheiro
Dia 31 de outubro :: Guinga, memória, história e identidade
Dia 7 de novembro :: Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir Blanc

MASTERCLASS – COM GUINGA

Dia 10 de outubro (sábado), às 20h, com a temática “A influência de Villa-Lobos e Tom Jobim na obra do compositor”
(Já aconteceu. Assista aqui!)

FICHA TÉCNICA

Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Produção: Vogas Produções
Curadoria e Direção Geral: Fernanda Vogas
Operadoras de Câmera: Thais Taverna e Rita Albano
Design Gráfico: Xabier Monreal
Cenografia: Carmen Slawinski
Sonorização: Spectacle
Técnico de som: Leco Passolo
Operação de luz: Julio Katona
Transmissão: Video Shack e All Net
Assistente de produção: Barbara Mazzola
Fotografia: Renato Mangolin
Assessoria de Imprensa: Monica Ramalho e Rafael Millon, da Belmira Comunicação

Foto de Renato Mangolin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *