Jorge Mautner é cultura e amor

Na Ponta da Agulha chegando na Kuruma’tá para trazer até nós a riqueza do novo disco de Jorge Mautner! Escrito e generosamente compartilhado por Jorge LZ!

Texto de Jorge LZ | Programa na ponta da agulha


Treze anos depois de “Revirão”, seu último disco lançado, Jorge Mautner está de volta com “Não há abismo em que o Brasil caiba”, acompanhado e produzido pela banda Tono – Ana Cláudia Lomelino, Bem Gil, Bruno Di Lullo e Rafael Rocha. O disco chega hoje em todas as plataformas digitais e também sairá em CD (pela gravadora Deck) e LP (pela Noize Record Club).

Além disso, a Editora Azougue começa a relançar seis volumes da obra completa de Mautner, a começar por “Deus da chuva e da morte”, romance de 1962, e o canal HBO exibirá a série “Kaos em ação”, com roteiro de João Paulo Reys.

O título do disco saiu de uma frase do filósofo português Agostinho da Silva, que achava que o Brasil tinha um futuro grandioso pela frente (assim esperamos!). Dedicado ao parceiro Nelson Jacobina, falecido em 2012, “Não há abismo em que o Brasil caiba” traz 14 faixas (13 delas inéditas, a exceção é “Yeshua Ben Joseph”) compostas só por Mautner ou em parceria com os integrantes do Tono, Domenico Lancellotti e João Paulo Reys. Em todas elas o Brasil é protagonista e algumas homenagens são feitas à Marielle Franco, Ruth, sua mulher há 50 anos, sua filha Amora e sua neta, Julia. Outros temas são a alegria carnavalesca, a educação e uma segunda abolição (que essa se cumpra agora, de fato e de direito).

Mautner costuma dizer que em suas músicas só cabem três acordes (em entrevista ao jornalista Leonardo Lichote, disse em tom jocoso que a entrada de um quarto acorde seria motivo de fuzilamento). Essa simplicidade, que poderia ser um fator limitador, na verdade é perfeita para realçar o pensamento Mautneriano, que em seu “humanismo cósmico” é ao mesmo tempo quântico e xamânico. Somado a tudo isso, a participação da banda Tono faz crescer ainda mais o brilho desse projeto. Bem Gil, Bruno Di Lullo e Rafael Rocha, que já acompanhavam Mautner desde 2013, recebem o reforço de Ana Cláudia Lomelino, artista espetacular, além de ser dona de uma das vozes mais bonitas da música brasileira contemporânea.

Nesse momento é significativo todo esse movimento proposto por Jorge Mautner. Levando-se em conta a fase horrorosa em que o país e o planeta estão mergulhados, a única salvação possível é através da cultura e do amor, e poucos artistas encarnam tão bem essas duas forças.

Salve, Jorge!


Na ponta da agulha é um site parceiro do Kuruma’tá! Jorge LZ produz e apresenta o programa na Ponta da Agulha, na Rádio Graviola. Confira: napontadaagulha.ml