Texto de Revista Kuruma’tá
Diante da devastação causada no país, em múltiplos níveis, pela gestão da crise da Covid-19, um grupo de livrarias do Rio de Janeiro criou a campanha Livrarias Cariocas, para se posicionar e atuar no sentido de garantir o espaço e existência das livrarias no mundo que começa a se desenhar para um futuro que está bem ali. Você consegue imaginar um mundo sem livrarias? Não, né?! Pois trata-se disso.
O triste demais é saber que o mundo sem livrarias já existe, em muitos bairros e cidades do Brasil, quase como se o natural fosse não existir livrarias. O sonho do Livrarias Cariocas é ser não só um gesto de autopreservação, mas um ponto de partida para uma discussão mais ampla do tema, de modo a alimentar uma corrente que possa reverter essa realidade estranha, um movimento que dê a dimensão da importância do papel da livraria nas comunidades. Muito mais que lojas, as livrarias tem se tornado, cada vez mais, pontos de cultura, vórtices para onde convergem debates, encontros, a diversidade das trocas culturais.
É preciso que você, gente boa que gosta de livros, leituras e culturas, se alinhe com esse movimento, com essa barreira de contenção contra tudo que ameaça as livrarias e os livros no Brasil. Livrarias Cariocas… parece muito localizado, né. Mas a gente precisa começar por algum lugar, e sair então agregando, somando e se multiplicando em iniciativas similares e antenadas com o mesmo propósito. Quem sabe a gente chega lá, quem sabe a gente acaba por criar um mundo novo, em quye não falte uma livraria a um cidade.
A gente sabe que a questão do livro é maior, é mais complexa, um país como o Brasil. Se as livrarias estão sob ameaça, imagine então as bibliotecas e o próprio livro em si. Então vamos nos apoiar e nos organizar. É mais que ser contra a Amazon. É ser a favor do livro e do acesso democrático à cultura; é ser a favor da diversidade desse ecossistema, que inclui de editoras à livreiros e livreiras e, sem dúvida, leitores.
A livraria e bibliotecas são os caminhos mais bonitos entre um livro e quem o lê.
Participam dessa iniciativa:
@livrariaargumento
@livrariaberinjela
@blooks
@folhaseca37
@janela_livraria
@livrarialeonardodavinci
@livrarialimabarreto
@livraria_malasartes