Um assalto aos centros da terra: 3 Tonelada$

Texto de Aderaldo Luciano


3 Tonelada$ foi a melhor série documental brasileira que vi na Netflix. Isso não significa que menospreze outras. Sou um fanático por séries de crimes policiais e de investigações reais. Mas essa me fez observar e constatar quando se tem um trabalho produzido com esmero, com compromisso, poderia até usar a palavra amor, sabendo que estou a resvalar num conceito movente. O trabalho nessa empreitada serial foi assim, segundo minha percepção.

Um roteiro bem amarrado, bem conduzido, sem furos, sem lacunas, pensado e experimentado. Imagens, sequências, reconstituições, ângulos, tratamento de imagens de mídia, encadeamento de falas, idas e vindas no tempo das ações, efeitos, grafismo, letreiragem tudo concorreu para a excelência do trabalho e trabalho duro. Não sei como isso foi recebido pela equipe da Netflix, todavia percebo a força desse empreendimento.

Se a qualidade técnica é inquestionável, recitando-se por padrões internacionais, a poderosa peça de pesquisa da equipe é digna de todos os prêmios nacionais e internacionais. Primeiro porque não é uma série sobre uma pessoa. É sobre um marco social. É sobre o tecido trágico nacional, sobre o universo desconhecido do crime e sua impenetrável tela, sobre uma teia iniciada há muito tempo, unificando todo o país.

À complexa operação de assalto ao Banco Central brasileiro, já contada em filme com ares de ficção, nos é revelada a concomitante investigação policial e sua consequente resposta jurídica. Nos é apresentado um espelho, ou seja, para a operação do roubo houve sua similar operação de desvendamento. À quantidade de pessoas envolvidas para o crime, a mesma quantidade para apuração e prisão de todos os envolvidos.

Esse é o fato real extraído da série. O que não sabíamos, e viemos a saber pelo profundo trabalho de pesquisa da equipe de produção, foi a sua ligação com outros eventos mostrados pela mídia como meras ações de bandidos. Compreender que as ações do PCC que pararam a metrópole paulistana na segunda metade dos anos 2000 teve como fundamento e inspiração a morte de um dos financiadores do grande assalto é mais que um trabalho audiovisual: é uma tese de doutoramento.

Revelar a desgraça pessoal, a maldição do dinheiro vivo, é um outro ingrediente de valor insubestimável. 3 Tonelada$ não glamouriza a competência dos assaltantes, não os torna em heróis, embora reconheça sua engenhosidade e ousadia. No mesmo estradar, não glamouriza o trabalho investigativo, apenas aponta o método, a ação, a mesma competência, o mister do seu trabalho árduo. Entre esses dois lados, há o lado da imprensa, ora cumprindo o dever de comunicar, ora cumprindo a missão de investigar, ora sensacionalizando os acontecimentos.

3 Tonelada$ nos abre a janela nordestina do fazer cinematográfico com competência e amplidão. Ao ver a série percebemos o quanto de tradição audiovisual está presente em seus detalhes. Minha experiência foi como ver uma reunião de documentaristas que fizeram nossas gerações amarem o cinema documental. Ali estão, desde o Ciclo do Cinema Documentário Paraibano e o Cinema Novo, até os respiros de Bye, Bye Brasil e a Escola do Cinema Pernambucano. 3 Tonelada$ é mais que uma série: é uma celebração.