Parahyba | Braços de rio, abraço do oceano — 40 anos de fotografia de Gustavo Moura

Texto de Toinho Castro


A pandemia comendo solta no mundo e eu aqui, há seis meses sem sair de casa mas de olho no portão, porque tá pra chegar essa encomenda linda que é o livro Parahyba| Braços de rio, abraço do oceano, do fotógrafo paraibano Gustavo Moura.

O Brasil é feito de seus rios, é o que podemos dizer. Eu mesmo nasci numa cidade cortada e marcada por um rio, o rio Capibaribe, que atravessa o Recife para desaguar no Atlântico. Não tão longe dali, nos estado irmão de Pernambuco, a Paraíba, o rio Paraíba encontra-se com o mesmo Atlântico enorme. ou Parahyba, na grafia assumida por Gustavo no título do seu trabalho, Paraíba se torna Parahyba, que significaria Rio que é braço de mar ((pará-hyba).

Celebrando 40 anos de fotografia, Gustavo Moura lança Parahyba| Braços de rio, abraço do oceano, dedicado ao percurso do rio e sua influência na vida de quem o acompanha pelo caminho, numa jornada que desce da serra do Jabitacá, no município de Monteiro (divisa com Sertânia, em Pernambuco, onde nasceu meu pai), onde o Paraíba nasce, até seu estuário em Cabedelo. O que vemos pelo caminho é uma série de fotografias desse Brasil profundo, que o olhar de Gustavo capta com carinho, com senso de história e pertencimento. Não, não vi o livro todo, vi algumas fotos, flashes que o artista compartilhou previamente, mas conhecendo o trabalho desse mestre que há 40 anos percorre o imaginário do nosso país com sua câmera, não espero menos que o assombro da terra e do povo revelados.

A trajetória de Gustavo Moura é sólida e enraizada na cultura brasileira, e cruzou com outras trajetórias potentes, como a do mestre Ariano Suassuna, a quem fotografou belamente, como belamente fotografou cada um que cruzou também esse mesmo caminho, com suas lentes generosas, narrando vidas, espaços, manifestações culturais e linguagens.


Com 168 páginas e apenas 150 exemplares editados, Parahyba| Braços de rio, abraço do oceano traz ainda a poesia do escritor Hildeberto Barbosa e texto do professor Diego Gomes de Lucena. Projeto editorial da Maracá Cidadania, o livro tornou-se possível graças a parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e apoio do Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) e da Editora UFPB.

Para adquirir seu exemplar entre em contato pelo telefone 83 99984-4794 ou pelo e-mail gmourafoto@gmail.com. O livro tem o preço justo de R$ 120 + frete de envio.